Pensamento Abstrato



O pensamento abstrato envolve conceitos com os quais não temos um relacionamento físico. Não podemos ver a sabedoria, ouvir a paz, tocar na reforma econômica ou cheirar preconceitos. Está relacionado ao pensamento simbólico, que utiliza a substituição de um símbolo por um objeto ou ideia.

O pensamento abstrato é a habilidade de considerar conceitos além do que observamos fisicamente, de pensar em objetos, princípios e ideias que não estão fisicamente presentes. Reconhecer padrões, analisar ideias, sintetizar informações, resolver problemas e criar coisas envolvem pensamento abstrato.

É Possível entender esse pensamento considerando o que uma coisa física ou até mesmo uma experiência representa para você além dos fatos. Seu filho te deu um abraço quando você chegou em casa é o fato, você pensar que ele te ama ou que ele fez isso querendo alguma coisa ou ainda porque ele aprontou alguma coisa, relacionando com as outras ocasiões em que esse comportamento se manifestou em determinadas circunstâncias é abstrato, é a sua interpretação do que aquilo representa. Para gerar essa interpretação você usou o pensamento abstrato.

O pensamento abstrato é a capacidade de absorver informações de nossos sentidos e fazer conexões com o mundo em geral, de entender conceitos reais, como liberdade ou vulnerabilidade, mas que não estão diretamente ligados a objetos e experiências físicas concretas.

COMO SE DESENVOLVE?

A capacidade de pensar abstratamente se desenvolve à medida que amadurecemos, e podemos intencionalmente melhorar nossa capacidade de pensar abstratos improvisando e brincando com quebra-cabeças, lego e linguagem.

No desenvolvimento da capacidade de raciocínio abstrato, a manipulação cognitiva de objetos ou dados é usada para formular conclusões sobre relacionamentos. Essa capacidade está relacionada à lógica e à capacidade de resolver problemas.

O psicólogo do desenvolvimento Piaget ficou intrigado com o fato de crianças de diferentes idades cometerem diferentes tipos de erros ao resolver problemas. Ele testou e  categorizou os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo e é no estágio final conhecido como estágio operacional formal que se diz que o raciocínio abstrato se desenvolve, entre as idades de 11 e 16 anos. No entanto,  crianças  tidas como superdotadas frequentemente desenvolvem raciocínio abstrato em idades mais precoces.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é uma reorganização progressiva dos processos mentais resultante da maturação biológica e da experiência ambiental. conhecido como estágio operacional formal. 

PENSAMENTO CONCRETO X PENSAMENTO ABSTRATO

A diferença entre coletar dados e entender seu significado é a diferença entre pensamento concreto e abstrato.

O pensamento concreto nos permite focar nos fatos, sem tentar encontrar um significado oculto ou uma interpretação diferente da primeira em que podemos pensar. No entanto, o pensamento abstrato nos permite dar um passo adiante e procurar novos significados para uma situação.

Com o pensamento abstrato, podemos começar a procurar as causas do que acontece, encontrá-las e decidir aprender sobre a experiência, para não cometer os mesmos erros no futuro.

Um exemplo de tarefa que envolve pensamento concreto é dividir um projeto ou processo em etapas cronológicas específicas como um fluxograma. O pensamento abstrato é entender as razões pelas quais o projeto é importante, e/ou o porquê de determinada ordem funcionar melhor.

Encontrar um equilíbrio saudável entre o pensamento abstrato e o concreto é importante para manter a boa saúde mental e o funcionamento diário.

COMO VOCÊ USA O PENSAMENTO ABSTRATO NO DIA A DIA

 As habilidades de pensamento abstrato estão associadas a altos níveis de inteligência, é considerado uma habilidade de raciocínio de ordem superior. Você o usa para:

  • criar coisas, inovar , Criatividade
  • falar figurativamente, usar metáforas e analogias
  • resolve problemas
  • Entender as relações entre idéias verbais e não verbais
  • entender conceitos
  • Raciocínio espacial
  • analisar situações
  • formar teorias
  • criar estratégias
  • colocar as coisas em perspectiva
  • Raciocínio complexo, como usar o pensamento crítico, o método científico e outras abordagens para raciocinar através de problemas…

  • Ler as entrelinhas

Nas relações diárias isso tem considerável importância.

Exemplo

Se alguém nos diz que gosta muito de pizza , está nos dizendo que está com fome e quer pedir uma pizza ou ir a uma pizzaria? Ou é apenas um comentário?

Em muitos casos, é possível melhorar suas habilidades de raciocínio abstrato o que pode ajudá-lo a melhorar sua capacidade de resolver problemas, entender e comunicar ideias complexas .

 ♾ @interconexao

Postar um comentário

0 Comentários