Propriedades metafísicas, usos lendários e significado da Ametista




O nome Ametista é derivado da palavra grega ametusthos , que significa "não intoxicado", e vem de uma lenda antiga. O deus do vinho Baco, irritado com um insulto e determinado a se vingar, decretou que a primeira pessoa que ele  encontrasse seria devorada pelos seus tigres .O infeliz mortal era uma bela donzela chamada Ametista, a caminho do culto no templo de Diana. Quando as feras ferozes surgiram, ela buscou a proteção da deusa e foi salva ao ser transformada em um cristal branco e claro. Baco, lamentando sua crueldade, derramou o suco de suas uvas sobre a pedra como uma oferenda, dando à gema sua adorável tonalidade púrpura.

Ao longo da história, a virtude especial da Ametista tem sido a de evitar embriaguez e excesso de indulgência. Gregos e romanos antigos rotulavam seus cálices com ametista, acreditando que o vinho bebido de um copo de ametista era impotente para intoxicar.

O uso da ametista pode ser rastreado em 25.000 aC até o povo neolítico da Europa. Suas energias espirituais e lendárias o tornaram popular para contas e amuletos em muitas culturas. Mais tarde, como pedra da realeza, foi utilizada em coroas, cetros e jóias. Os egípcios antigos a usavam como pedra de cura para aliviar medos e culpa e como um forte protetor durante a viagem. Gregos e romanos o usavam constantemente para se proteger dos excessos excessivos de comida e bebida, e seu poderoso efeito curativo sobre a mente o tornava valioso para colocar sob o travesseiro na hora de dormir para curar a insônia e induzir sonhos agradáveis. Para dores de cabeça,era aquecida e colocada na testa ou nas têmporas para reduzir a pulsação.

A ametista também tinha a reputação de controlar os maus pensamentos, aumentar a inteligência e tornar os homens astutos em assuntos comerciais.

Para os viajantes, era usado como proteção contra ataques de traição e surpresa. Era também considerada uma poderosa pedra psíquica de proteção contra bruxaria e magia negra.

No mundo de hoje, a Ametista ainda é uma pedra notável de espiritualidade e satisfação, conhecida por suas habilidades metafísicas de acalmar a mente e inspirar um estado meditativo aprimorado. Sua alta frequência inerente purifica a aura de qualquer energia ou apego negativo e cria um escudo protetor de luz ao redor do corpo, permitindo que a pessoa permaneça limpa e centralizada enquanto se abre para a direção espiritual. A ametista estimula os chakras do terceiro olho, coroa e etérico, melhorando a percepção cognitiva e acelerando o desenvolvimento da capacidade intuitiva e psíquica.

A capacidade da Ametista de expandir a mente superior também aumenta a criatividade e a paixão. Fortalece a imaginação e a intuição e refina os processos de pensamento. Ajuda na assimilação de novas idéias, colocando o pensamento em ação e levando os projetos a bom termo. A ametista também é conhecida como um talismã de foco e sucesso.

A ametista é um cristal excepcional para usar no corpo, para rituais de cura e para melhorar o ambiente. As propriedades curativas da ametista são tão abundantes quanto a própria pedra. Ametistas ou geodos naturais não polidos são particularmente úteis onde as plantas não crescem ou os animais se recusam a sentar. Também neutraliza as energias negativas da terra sob edifícios ou em qualquer lugar que pareça hostil.

É pensada principalmente como uma pedra protetora. Como está ligado ao chakra da coroa, é útil na purificação da mente e na limpeza de pensamentos negativos. Isso inclui a negatividade do estresse e da ansiedade, razão pela qual muitos meditam com ametista.

Sua energia encoraja a mente a ser humilde e a se render àquilo que é maior do que ela mesma.

Transmutadora, a  ametista protege contra ataques psíquicos, danos paranormais ou má vontade, e retorna a energia de volta ao universo depois de ser transformada em energia positiva e amorosa. Para aumentar esse poder e atrair boa sorte, desenhe uma imagem do sol e da lua crescente sobre uma ametista na fumaça de incenso de lavanda.

A pedra também está associada à abundância; portanto, aliviando o estresse enquanto emana prosperidade. As propriedades da ametista que facilitam a intuição e a comunicação também podem ser aplicadas para aumentar a eficácia do trabalho.

Referida como "tranquilizante da natureza", a Ametista acalma auxiliando a transmissão de sinais neurais através do cérebro. Alivia o distúrbio obsessivo-compulsivo e a hiperatividade em crianças e animais. Coloque embaixo do travesseiro ou colchão ou esfregue o centro da testa no sentido anti-horário para ajudar com a insônia e estimular bons sonhos. É especialmente eficaz para os pesadelos e medos recorrentes das crianças e pode ajudar a aliviar a saudade de casa.

A ametista é uma excelente pedra para diplomatas, negociadores e empresários. Acalma o temperamento irritado e oferece uma vantagem distinta em situações em que é necessário debater. Use ou segure a Ametista para trazer insights espirituais juntamente com o raciocínio intelectual. Como cristal de sorte e prosperidade, a Ametista é boa para reduzir a tendência a gastar mais, vícios em jogos ou investimentos imprudentes.

É uma pedra dedicada a reduzir o excesso de indulgência e os maus hábitos e é uma excelente ajuda para parar de fumar, beber e usar drogas, além de uma paixão física doentia, também fornece a força necessária para obter liberdade de personalidades viciantes, próprias ou de terceiros.

A ametista é a pedra de São Valentim e dos amantes fiéis, porque pensava-se que São Valentim usava um anel de ametista gravado com a imagem de Cupido. É também chamada de "pedra do casal" e dá sentido aos relacionamentos que, com o tempo, transcendem a união carnal e dão lugar a uma conexão mais profunda e a uma comunhão mais profunda.

Nas artes da cura, diz-se que a ametista aumenta a produção de hormônios e estimula o sistema nervoso simpático e as glândulas endócrinas para otimizar o desempenho. Ele suporta a oxigenação no sangue e ajuda nos tratamentos do trato digestivo, coração, estômago e pele. A ametista também fortalece o sistema imunológico e reduz contusões, dores e inchaços. Tem sido utilizado com excelentes resultados como elixir no tratamento da artrite.

A ametista ajuda a identificar as causas básicas por trás dos comportamentos, hábitos e padrões emocionais negativos que criam desequilíbrio e doença. Também ajuda a entender a realidade de causa e efeito no comportamento e auxilia na melhor tomada de decisão. A ametista é uma ajuda maravilhosa na superação dos vícios, combatendo os efeitos das drogas e do álcool na função cerebral e, ao mesmo tempo, transmitindo sua própria energia pacífica de sustentação.

Chamada “a pedra da alma”, a Ametista ajuda a entender e se conectar à existência eterna da alma e inicia as próprias experiências profundas da alma.

Limpeza e Energização  Todo cristal acumula em si energias provindas de pessoas e ambientes. Sempre que adquirir uma pedra ou cristal numa loja, você deve fazer sua limpeza energética.

Nota: Nunca retarde a busca de atendimento médico baseado apenas na sua interpretação sobre o conteúdo disponibilizado no site. Nada aqui é destinado a substituir os serviços do seu profissional de saúde.


  


Postar um comentário

1 Comentários