Por que eu tenho o hábito de procrastinar?



O hábito de procrastinar faz com que você identifique uma forma de adiar algo em diversos momentos do seu dia. Depois eu vejo, depois eu faço, ligo, arrumo, compro, falo…

Ele começa a ser notado quando as coisas deixam de acontecer e sua vida parece uma bagunça, como:

-armário desarrumado, desânimo em escolher a roupa para começar o dia;

-mesa de trabalho desorganizada, atraso na entrega das tarefas, redução da produtividade;

-relacionamentos conturbados, falta de comunicação, insatisfação;

-distração contínua, prioridades invertidas, atraso nos compromissos, redução de comprometimento em tudo o que faz.

Isso acontece porque, à medida em que você vai adiando tarefas e decisões em determinadas áreas da vida, o Universo vai recebendo a mensagem de procrastinar.

Ele entende que, se você não quer decidir ou manifestar nada no momento, ele simplesmente fará o mesmo: não vai te dar nada.

Tudo irá parar ao seu redor, obedecendo seu comando de procrastinar.

Por que eu tenho o hábito de procrastinar?

Essa reação de afastar ou procrastinar as coisas podem ter a ver com as suas crenças do passado, seja da sua infância, de uma existência passada ou de algum fato marcante na vida adulta. Normalmente, ela está embutida na esfera do medo, como o de:

-não conseguir o que deseja por se sentir incapaz;

-não saber aproveitar da melhor forma as oportunidades que a vida lhe traz;

-não atender às expectativas de alguém;

-tomar decisões e se arrepender depois.

Todas essas fontes de medo revelam a falta de autoconfiança. Você não acredita que será capaz de conquistar determinado objetivo, de concluir aquele trabalho, de emagrecer, de encontrar uma pessoa interessante.

Dessa forma, procrastinar acaba se tornando uma opção mais segura.

Então, seu mecanismo de defesa guiado pela mente diz: “já que você não tem capacidade, melhor nem se dar ao esforço de tentar. Deixe para depois.”

Para muita gente, procrastinar acaba virando quase uma compulsão, a saída mais ágil para não precisar lidar com nada na hora ou com os efeitos dela.

E assim, você adia oportunidades que mudariam sua vida para melhor. Você simplesmente deixa de agir.

Sua vida passa, então, para o mundo das ideias e possibilidades, mas nunca para a realidade. Até que você decida mudar o comando de procrastinar para o de manifestar.

Como vencer a procrastinação?

Inicialmente, comece de fora para dentro. Arrume sua casa, a forma como se organiza no seu trabalho e mantenha-se firme em manter tudo no seu devido lugar. Nada de deixar para arrumar depois!

Aos poucos, é como se as suas ideias também voltassem a se organizar à medida em que deixa de procrastinar.

E então será a hora de olhar para dentro. Volte a tratar de temas que estava adiando, afinal, eles só estão parados esperando pela sua decisão. Você terá de enfrentá-los uma hora.

Observe com carinho aquele projeto encostado e, além de colocá-lo em prática, pense o que te levou a adiá-lo. E reforce para si mesmo(a) a capacidade que tem de manifestar o que deseja.

De ação em ação, a vida volta a fluir, porque o Universo percebeu que a mensagem foi alterada. Agora ele fala em ação e organização.

E, interiormente, o processo é o mesmo. Você reencontra o poder das suas habilidades e de criar o que deseja.

Autocura

Muitas pessoas que passam por dificuldades emocionais neste momento têm à sua frente a fórmula para a autocura, semelhante ao de vencer o ato de procrastinar.

Você dedica mais atenção em querer compreender o que sente e a razão de tais emoções.

E se dedica também à ação. Em mudar padrões de comportamento que levam ao medo e às sensações de anulação, inferioridade e incapacidade.

Como eu sempre digo, quando o medo vem, você não precisa parar.

Pelo contrário, aí é que é hora de ter ainda mais coragem e agir, apesar do medo.

Anúncios

Postar um comentário

0 Comentários