Nossos Problemas são Construções Nossas e o Arquiteto é o Subconsciente



Nossos problemas são construções nossas mas como o arquiteto é o nosso inconsciente não nos parece assim. 

Nossos hábitos, sentimentos, impulsos, reações e realidade são uma programação do nosso inconsciente, mas nós fomos os programadores em algum ponto do tempo de cada um desses programas. 

Nossas percepções, julgamentos e emoções são os zeros e uns desse sistema. Nosso sistema operacional escuta e traduz em realidade continua tudo isso o tempo todo.

Mudar nossa realidade começa por mudar a nós mesmos, mas mudar nossos impulsos, formas de pensar e sentir, pontos de vistas fixos e hábitos requer algum trabalho porque eles são enraizados em experiências do passado, geralmente na infância e ramificados conforme outras experiências se desenrolaram após aquela primeira ao longo da vida até  hoje. São caminhos neurais que vão se solidificando por assim dizer, por conta das vezes que repetimos determinado pensamento, julgamento, emoção, experiência e percepção. 

A experiência é sempre uma evidência de que estamos "certos" naquele modo de operar/pensar mesmo quando o evento em si é desagradável. 

Você acha que o Rio de Janeiro é muito perigoso, vai lá e é assaltado. Você estava certo. Agora você vai falar sobre isso várias vezes, vai ressentir, pensar, repensar e falar de novo com outra pessoa. Pronto! Você reforçou aquela crença com sucesso.  E corre um alto risco de ser assaltado de novo no Rio de Janeiro.

Mas essa é só uma forma disso acontecer, tem mais um processo inconsciente que muitas vezes não é compreendido. Quando algo desagradável acontece, ou algo desejado não acontece e você se percebe como não tendo nenhuma crença direta sobre aquilo. 

Nesses casos para o subconsciente há algo pior a espreita e, em oposição aquilo que você está reclamando que aconteceu, e o seu "drama pessoal" é na verdade como ele está te protegendo disso.

Exemplificando, de um lado você sonha em ficar rico, do outro julga as pessoas com muito dinheiro, se sente mau diante de pessoas ricas ou que estão mostrando como são ricas. Guarda crenças de que se você for a pessoa rica estará sujeito a esse e aquele perigo, ou  aos duros  julgamentos que você mesmo faz constantemente sobre pessoas ricas, sobre como elas usam o dinheiro, como chegaram onde estão e etc.

Então não é só uma crença genérica como: "O dinheiro é o mau do mundo". Isso é parte do consciente coletivo, qualquer um pode ter absorvido essa crença, mas além disso vão ter  coisas muito particulares suas, percepções únicas, a sua autoimagem e a imagem que faz não só do dinheiro, mas das pessoas que fazem muito dinheiro.

O subconsciente  não está contra você, ele não somente está  cumprindo suas ordens como te protegendo das suas piores crenças.

Neste caso o dinheiro não vem, não importa seu esforço, não só porque sua autoimagem não está alinhada, mas porque como estaria se você pensa coisas horríveis dessas pessoas? 

Se tornar uma delas significaria virar todos aqueles julgamentos contra si mesmo, ou estar automaticamente em perigo se isso estiver na sua mente, e sujeito a outras situações pessoais, as quais já pensou e imaginou algumas vezes.

Por isso, você não pode obter aquilo que deseja com a mesma mente. A mentalidade que se coloca disponível pra receber e vivenciar isso, é outra, e você precisa construí-la conscientemente, como um dia inconscientemente construiu essa.

Quando temos um condicionamento oposto ao nosso desejo, esse sistema parece trabalhar contra nós, e nisso muitas vezes entram os processos de autossabotagem.

Quantas vezes você quis acordar mais cedo pra fazer seu dia render mais ou para incluir uma nova atividade na sua rotina, mas acabou acordando no horário de sempre ou ainda mais tarde se sentindo um fracasso? 

A pergunta para se fazer é se você acordasse cedo, se emagrecesse, treinasse, estudasse, quem é a pessoa que você seria? 

Sua autoimagem está ajustada pra isso? 

Ocupar esse lugar seria seguro com a mente que tem hoje? 

Você não é um fracasso, apenas tem uma programação que não te beneficia e se  quiser o bastante pode muda-la. 

Você pode certamente eliminar o padrão de se sentir fracassado por não fazer as coisas de um modo especifico até que consiga ou simplesmente experimentar outras formas até descobrir o que é melhor pra você, porque você é único.

Você pode mudar sua percepção sobre si mesmo, sobre a ideia de que só funciona acordando as 6h da manhã, só funciona se... Pode mudar sua percepção sobre suas metas e como pode alcança-las. 

Se  não consegue acordar as 6h bem, durma até o horário que pode com a gratidão de poder dormir até tal horário ao invés de se recriminar, encontre outros meios de incluir aquilo na sua rotina. Durma mais tarde, exclua horas de TV e/ou nas redes sociais, comece 15min mais cedo, ajuste sua autoimagem pra isso e depois acrescente mais 15min -  pode ser uma sugestão aplicável. 

Pratique a imaginação ativa, e se veja acordando naquele horário ainda que não o tenha feito hoje, ignore o fato de que dormiu demais, não dê energia pra isso, ao invés disso direcione essa energia para a mente, na visão de que você é alguém que acorda tal hora, e que nas  raras vezes que não o faz, desfruta disso sem que  interfira nas coisas que costuma fazer, ainda da tempo de fazer tudo que é realmente importante. Isso é verdadeiro e ajustável  para qualquer que seja a situação, e quando praticado os resultados são evidentes.

É preciso encontrar meios de reescrever o programa que corre abaixo da superfície. E não existe um meio, mas existem vários que podem funcionar juntos. Em todos a sua mente e imaginação tem um papel de destaque.

É ótimo poder fazer uso de ferramentas no processo de expansão da consciência, tudo que ajuda você na caminhada é bom, tudo que expande seu bem-estar é bom, mas no final tudo isso é caminho para autoconsciência, para criar sua realidade com a sua CONSCIÊNCIA. Conforme ela vai sendo desenvolvida e sua autoimagem estiver ajustada para o que deseja, você começa a estar consciente quando ela não está ajustada para algo, consciente do real problema por trás de uma situação, sua percepção, pensamento, emoção e conflito interno. Tudo que te guiou até ali.

Uma vez consciente você pode reprogramar mais fácil, mais rápido, de modo mais assertivo e muitas vezes apenas compreendendo e redirecionando a sua mente.

As ferramentas estão sempre a disposição, mas é a consciência que é determinante, é isso que você está buscando.

Parte do texto originalmente postado em Como limpar bloqueios inconscientes  08/11/2020.


Postar um comentário

0 Comentários