A Gratidão na Ciência de Ficar Rico



Os exemplos dados no último capítulo devem ter transmitido ao leitor o fato de que o primeiro passo para ficar rico é transmitir a ideia de seus desejos para a Substância Informe.

Isso é verdade, e você verá que, para fazê-lo, é necessário estabelecer uma relação harmoniosa com a Inteligência Informe.

Para alcançar essa relação harmoniosa, é uma questão de importância primária e vital que dedicarei algum espaço para discuti-la aqui e fornecer instruções que, se seguidas, certamente o levarão a uma perfeita união de pensamento com Deus.

Todo o processo de ajuste mental e reconciliação pode ser resumido em uma palavra: gratidão.

Primeiro, você acredita que há uma Substância Inteligente, da qual todas as coisas emanam; segundo, você acredita que essa Substância lhe dá tudo o que você deseja; e terceiro, você estabelece uma relação com ela por meio de um sentimento profundo e sincero de gratidão.

Muitas pessoas que conduzem suas vidas corretamente em todos os outros aspectos são mantidas na pobreza pela falta de gratidão. Depois de receberem um presente de Deus, elas cortam os fios que as conectam com Ele ao deixar de agradecer.

É fácil entender que, quanto mais próximos vivemos da fonte da riqueza, mais riqueza receberemos; e é fácil também entender que a alma que está sempre agradecida vive em contato mais próximo com Deus do que aquela que nunca Lhe agradece em reconhecimento.

Quanto mais agradecemos sinceramente ao Supremo quando coisas boas nos acontecem, mais coisas boas receberemos, e mais rapidamente elas virão; e a razão simplesmente é que a atitude mental de gratidão atrai a mente para um contato mais próximo com a fonte das bênçãos.

Se é uma nova ideia para você que a gratidão traz toda a sua mente para uma maior harmonia com as energias criativas do universo, considere bem isso, pois é verdade. As coisas boas que você já tem chegaram até você seguindo certas leis. A gratidão conduzirá sua mente ao longo dos caminhos pelos quais as coisas chegam; e ela o manterá em estreita harmonia com o pensamento criativo e evitará que você caia no pensamento de competição.

A gratidão sozinha pode mantê-lo olhando para o Todo e evitará que você caia no erro de pensar que o suprimento é limitado; e isso seria fatal para suas esperanças.

Há uma Lei da Gratidão, e é absolutamente necessário que você observe essa lei se quiser obter os resultados que busca.

A lei da gratidão é o princípio natural de que a ação e a reação são sempre iguais, mas em direções opostas.

A demonstração agradecida de sua mente em agradecimento sincero ao Supremo é uma liberação ou gasto de energia; ela não pode deixar de alcançar aquilo a que se dirige, e a reação é um movimento instantâneo em sua direção.

"Aproximai-vos de Deus, e Ele se aproximará de vós". Isso é uma afirmação de verdade psicológica.

E se sua gratidão for forte e constante, a reação na Substância Informe será forte e contínua; o movimento das coisas que você deseja será sempre em sua direção. Observe a atitude agradecida que Jesus adotou; como Ele sempre parece estar dizendo: "Eu Te agradeço, Pai, porque Tu me ouves". Você não pode exercer muito poder sem gratidão, pois é a gratidão que o mantém conectado ao Poder.

Mas o valor da gratidão não se limita apenas a trazer mais bênçãos no futuro. Sem gratidão, você não conseguirá evitar por muito tempo pensamentos insatisfeitos em relação às coisas como elas são.

No momento em que permitir que sua mente se fixe na insatisfação com as coisas como são, você começará a perder terreno. Você concentrará sua atenção no comum, no ordinário, no pobre, no sórdido e no mesquinho; e sua mente assumirá a forma dessas coisas. Então, você transmitirá essas formas ou imagens mentais para a Forma Informe, e o comum, o pobre, o sórdido e o mesquinho virão até você.

Permitir que sua mente se fixe no que é inferior é se tornar inferior e se cercar de coisas inferiores.

Por outro lado, concentrar sua atenção no melhor é se cercar do melhor e se tornar o melhor.

O Poder Criativo dentro de nós nos molda à imagem daquilo em que concentramos nossa atenção.

Somos Substância Pensante, e a substância pensante sempre assume a forma daquilo em que pensa.

A mente agradecida está constantemente fixada no melhor; portanto, tende a se tornar o melhor; ela assume a forma ou o caráter do melhor e receberá o melhor.

Além disso, a fé nasce da gratidão. A mente agradecida sempre espera coisas boas, e a expectativa se transforma em fé. A reação da gratidão em sua própria mente produz fé; e cada onda de saída de agradecimento sincero aumenta a fé. Aquele que não sente gratidão não consegue manter uma fé viva por muito tempo; e sem uma fé viva, você não pode ficar rico pelo método criativo, como veremos nos próximos capítulos.

É necessário, portanto, cultivar o hábito de ser grato por todas as coisas boas que lhe acontecem e agradecer continuamente.

E, porque todas as coisas contribuíram para o seu progresso, você deve incluir todas as coisas em sua gratidão.

Não perca tempo pensando ou falando sobre as falhas ou ações erradas daqueles que detém o poder. A Forma como eles organizaram o mundo criou suas oportunidades; tudo o que você realmente obtém vem até você por causa deles.

Não se irrite contra políticos corruptos; se não fosse por eles, cairíamos na anarquia, e sua oportunidade seria muito menor.

Deus trabalhou por muito tempo e pacientemente para nos elevar ao ponto em que estamos na indústria e no governo, e Ele continua com Sua obra. Não há a menor dúvida de que Ele eliminará plutocratas, magnatas dos negócios, capitães da indústria e políticos assim que eles puderem ser dispensados; mas, enquanto isso, olhe, eles são todos muito bons. Lembre-se de que todos eles estão ajudando a organizar as linhas de transmissão pelas quais suas riquezas chegarão até você e seja grato a todos eles. Isso o colocará em relação harmoniosa com o bem em tudo, e o bem em tudo se moverá em sua direção.


Postar um comentário

0 Comentários