Como a Riqueza Vem Até Você



Quando digo que você não precisa fazer negócios acirrados, não quero dizer que você não precise fazer nenhum negócio, ou que esteja acima da necessidade de lidar com seus semelhantes. Quero dizer que você não precisará lidar com eles de forma injusta; você não precisa conseguir algo de graça, mas pode dar a cada homem mais do que recebe dele.

Você não pode dar a cada homem mais em valor de mercado em dinheiro do que recebe dele, mas pode dar a ele mais em valor de uso do que o valor em dinheiro da coisa que recebe dele. O papel, a tinta e outros materiais deste livro podem não valer o dinheiro que você pagou por ele; mas se as ideias sugeridas por ele lhe trouxerem milhares de dólares, você não foi prejudicado por aqueles que o venderam; eles lhe deram um grande valor de uso por um pequeno valor em dinheiro.

Vamos supor que eu seja dono de uma pintura de um dos grandes artistas, que, em qualquer comunidade civilizada, vale milhares de dólares. Levo essa pintura para o Mar de Baffin e, através de "técnicas de venda", convenço um esquimó a me dar um pacote de peles no valor de 500 dólares por ela. Eu realmente o prejudiquei, pois ele não tem uso para a pintura; ela não tem valor de uso para ele; ela não acrescentará nada à sua vida.

Mas suponha que eu lhe dê uma arma no valor de 50 dólares pelas peles; então ele fez um bom negócio. Ele tem uso para a arma; ela lhe trará muitas mais peles e comida; ela aumentará sua vida em todos os sentidos; ela o tornará rico.

Quando você passar do plano competitivo para o plano criativo, você poderá examinar rigorosamente suas transações comerciais, e se você estiver vendendo algo para alguém que não acrescenta mais à vida dele do que a coisa que ele lhe dá em troca, você pode parar. Você não precisa vencer ninguém nos negócios. E se você estiver em um negócio que vence as pessoas, saia dele imediatamente.

Dê a cada homem mais valor utilitário do que você recebe dele em valor monetário; então você está adicionando algo à vida no mundo por cada transação comercial.

Se você tem pessoas trabalhando para você, deve receber delas mais em valor em dinheiro do que paga a elas em salários; mas você pode organizar seu negócio de tal forma que ele seja preenchido pelo princípio do avanço, de modo que cada funcionário que deseje possa avançar um pouco a cada dia.

Você pode fazer com que seu negócio faça por seus funcionários o que este livro está fazendo por você. Você pode conduzir seu negócio de forma que ele seja uma espécie de escada, pela qual cada funcionário que se esforçar poderá subir para a riqueza; e, dada a oportunidade, se ele não o fizer, não é sua culpa.

E, finalmente, porque você vai causar a criação de suas riquezas a partir da Substância Informe que permeia todo o seu ambiente, não significa que elas tomarão forma a partir do nada e surgirão diante de seus olhos.

Se você quiser uma máquina de costura, por exemplo, eu não quero dizer que você deve impressionar o pensamento de uma máquina de costura na Substância Pensante até que a máquina seja formada sem mãos, na sala onde você está, ou em outro lugar. Mas se você quiser uma máquina de costura, mantenha a imagem mental dela com a mais absoluta certeza de que ela está sendo feita ou está a caminho de você. Depois de formar o pensamento, tenha uma fé absoluta e inquestionável de que a máquina de costura está chegando; nunca pense ou fale sobre ela de outra forma que não seja como algo certo de chegar. Reivindique-a como já sendo sua.

Ela será trazida até você pelo poder da Inteligência Suprema, agindo sobre as mentes dos homens. Se você mora no Maine, pode ser que um homem seja trazido do Texas ou do Japão para se envolver em alguma transação que resultará em você obter o que deseja.

Se for assim, todo o assunto será tão vantajoso para esse homem quanto é para você.

Não se esqueça nem por um momento que a Substância Pensante está em tudo, em todos, comunicando-se com todos, e pode influenciar a todos. O desejo da Substância Pensante por uma vida mais plena e uma vida melhor tem causado a criação de todas as máquinas de costura já feitas; e pode causar a criação de milhões de outras, sempre que os homens a colocarem em movimento por meio do desejo, da fé e agindo de uma Certa Maneira.

Certamente você pode ter uma máquina de costura em sua casa; e é tão certo que você pode ter qualquer outra coisa ou coisas que você deseja e que usará para o avanço de sua própria vida e das vidas dos outros.

Você não precisa hesitar em pedir em grande quantidade; "é prazer de seu Pai dar-lhe o reino", disse Jesus.

A Substância Original quer viver o máximo possível em você e quer que você tenha tudo o que pode ou irá usar para viver uma vida mais abundante.

Se você fixar em sua consciência o fato de que o desejo que você sente pela posse de riquezas é um com o desejo da Onipotência por uma expressão mais completa, sua fé se tornará invencível.

Certa vez vi um menino sentado em um piano, tentando em vão produzir harmonia nas teclas; e vi que ele estava triste e chateado por sua incapacidade de tocar música de verdade. Perguntei-lhe a causa de sua frustração, e ele respondeu: "Eu posso sentir a música em mim, mas não consigo fazer minhas mãos fazerem certo". A música nele era o IMPULSO da Substância Original, contendo todas as possibilidades de toda a vida; tudo o que há de música buscava se expressar através da criança.

Deus, a Única Substância, está tentando viver, fazer e desfrutar coisas através da humanidade. Ele está dizendo: "Eu quero mãos para construir estruturas maravilhosas, tocar harmonias divinas, pintar quadros gloriosos; eu quero pés para fazer minhas tarefas, olhos para ver minhas belezas, línguas para contar verdades poderosas e cantar canções maravilhosas", e assim por diante.

Tudo o que há de possibilidade está buscando expressão através dos homens. Deus quer que aqueles que podem tocar música tenham pianos e todo outro instrumento, e tenham os meios para cultivar seus talentos ao máximo; Ele quer que aqueles que podem apreciar a beleza possam se cercar de coisas belas; Ele quer que aqueles que podem discernir a verdade tenham todas as oportunidades de viajar e observar; Ele quer que aqueles que podem apreciar roupas se vistam lindamente, e aqueles que podem apreciar boa comida sejam luxuosamente alimentados.

Ele quer todas essas coisas porque é Ele mesmo que as desfruta e aprecia; é Deus que quer tocar, e cantar, e desfrutar da beleza, e proclamar a verdade, e vestir roupas finas, e comer boa comida.

"É Deus que opera em você para querer e para realizar", disse Paulo.

O desejo que você sente pelas riquezas é o Infinito buscando se expressar em você, assim como Ele buscava encontrar expressão no menino que estava no piano.

Portanto, você não precisa hesitar em pedir em grande quantidade.

Sua parte é focalizar e expressar os desejos de Deus.

Isso é um ponto difícil para a maioria das pessoas; elas retêm algo da antiga ideia de que a pobreza e o sacrifício de si mesmo são agradáveis a Deus. Elas veem a pobreza como parte do plano, uma necessidade da natureza. Elas têm a ideia de que Deus terminou Sua obra, fez tudo o que pode fazer, e que a maioria dos homens deve permanecer pobre porque não há o suficiente para todos. Elas se apegam tanto a esse pensamento errôneo que se sentem envergonhadas de pedir riqueza; elas tentam não querer mais do que uma competência muito modesta, apenas o suficiente para se sentirem razoavelmente confortáveis.

Lembro-me agora do caso de um estudante que foi informado de que ele deveria ter em mente uma imagem clara das coisas que desejava, para que o pensamento criativo delas pudesse ser impresso na Substância Informe. Ele era um homem muito pobre, vivendo em uma casa alugada, e só tinha o que ganhava de dia em dia; e ele não conseguia compreender o fato de que toda a riqueza era sua.

Então, depois de pensar sobre o assunto, ele decidiu que poderia razoavelmente pedir um novo tapete para o chão de sua melhor sala e um fogão a carvão para aquecer a casa durante o clima frio. Seguindo as instruções dadas neste livro, ele obteve essas coisas em poucos meses; e então ele percebeu que não tinha pedido o suficiente. Ele passou pela casa em que morava e planejou todas as melhorias que gostaria de fazer nela; mentalmente, ele adicionou uma janela saliente aqui e um quarto ali, até que ela estivesse completa em sua mente como sua casa ideal; e então ele planejou seus móveis.

Mantendo a imagem completa em sua mente, ele começou a viver de acordo com a Certa Maneira e a se mover em direção ao que ele queria; e agora ele é dono da casa e está reconstruindo-a conforme a forma de sua imagem mental. E agora, com uma fé ainda maior, ele está seguindo em frente para obter coisas ainda maiores. Tem sido para ele segundo a sua fé, e é assim com você e com todos nós.

  • Capítulo VI do livro A Ciência de Ficar Rico 
  • Autor: Wallace D Wattles 
  • Publicado em 1910
  • Capítulo Seguinte: A Gratidão
  • Capítulo Anterior: Progredindo na vida

Postar um comentário

0 Comentários