Arquétipo Aranha - Cocriação, Teia Magnética, Desvendar Padrões Inconscientes ( Tecelã Cósmica)


Aranha como Espírito, Totem e Animal de Poder podem ajudar você a 
se firmar naquela  corda bamba  de uma situação delicada, a tecer a solução adequada e as conexão necessárias para alcançar seus objetivos.

Sua energia e medicina podem ajudá-lo a ver como navegar melhor pelos fios desgastados da vida e encontrar o caminho de volta a uma posição de força. 

Magia, criação, poder e destino estão todos associados ao significado e simbolismo da Aranha.

As aranhas têm oito pernas e esse número é significativo não apenas para a Deusa, mas também representa o infinito, o avanço e a vida sendo um ciclo maior de criação e avanço.

Na sua incessante atividade de tecer e matar, a aranha simboliza a alternância de forças que garante a estabilidade do cosmos. Por isso Jung considera a aranha como símbolo do Self que inclui o consciente e o inconsciente.

A teia de uma aranha nos lembra da interconexão e perfeição divina dentro do universo. São mandalas que você pode usar para meditar sobre os principais temas e situações de sua vida.

O simbolismo da aranha ajuda você a tecer seu próprio destino e a estar ciente das oportunidades que estão à sua frente, bem como dos perigos que espreitam ao longo do caminho. 

Suas escolhas  são os fios que tecem o seu destino, você precisa estar tão atento as que faz agora  quanto consciente das quais te trouxeram ao lugar onde está.

A aranha pode ser um símbolo de boa sorte, avanço, inovação, comunicação. 

As aranhas fazem de tudo para prosperar. Elas prendem, atraem presas, sabem esperar e sabem como atrair suas presas para suas teias. Dessa forma, o significado espiritual das Aranhas pode estar relacionado à sua capacidade de atrair e manifestar, usando seu lado criativo, astuto e inventivo.


TEIA MAGNÉTICA - Cocriação e Maya

As culturas nativas muitas vezes veem o Aranha como um poderoso aliado, lembrando-nos de ter cuidado com o que tecemos. Esse cuidado é de dentro pra fora, pois  o que você tece começa nas redes da sua mente.

A rede em espiral ou teia da aranha converge em um único ponto no centro. Assim, a aranha sentada em sua teia é o símbolo supremo do centro do mundo ou universo. 

Você no centro da  teia é o cocriador do seu mundo, mas o fio começa a ser produzido na sua mentalidade subconsciente/consciente, se fortalece e se manifesta como rede/teia magnética através das suas emoções antes de começar a capturar experiências na sua teia.


No centro da teia do mundo a aranha é considerada a mestra da Ilusão ou Maya – a palavra hindu para ilusão. 

O conceito de Maya  é o espirito que esquece que é espirito e vive como personagem humano no teatro da terra. É não lembrar de casa, não sentir que você é o todo, é achar que aquilo que se percebe com os sentidos é a realidade. 

Trazendo isso para a prática do seu dia a dia, é acreditar que o que você  julga é o real absoluto e não sua interpretação limitada. Entender Maya é não cair na rede da mente programada inconscientemente e reprogramar conscientemente.  

Maya aqui pode ser simplesmente uma suposição, uma interpretação sobre as intenções alheias e julgamentos rasos. O que você pensa sobre os outros, sobre o porque eles agem como agem não significa uma verdade absoluta, mas você julga como se fosse, e as vezes sofre como se fosse. Isso também é uma ilusão, porque o que realmente existe por trás da ação de cada pessoa/espírito só Deus sabe. Isso é tecido do espírito, trama do inconsciente.

Mas se você souber pegar o fio que te conduziu até determinada situação  e fazer o caminho de volta, você se torna consciente das origens do roteiro. Ou seja da programação mental, do que a sua teia magnética está programada para atrair para sua realidade. Assim você trabalha com Maya, vive nela, mas não é refém dela.

A medicina da aranha traz consigo uma energia de criação, pois é a tecelã dos sonhos e da realidade. Invoque a aranha quando sentir que é uma vítima de suas circunstâncias. 

"Tecer não significa somente predestinar e reunir realidade diversas, mas também criar fazer, sair de sua própria substância exatamente como faz a aranha, que tira de si própria a sua teia.” (ELIADE, 1962, p.159)


PADRÃO INCONSCIENTE & a teia como símbolo do abandono de si

Do outro lado, teias de aranha são uma referência para coisas esquecidas e abandonadas. Se se encheu de teias de aranha é porque você pouco ou  nunca usa. 

Dessa forma isso representa aquelas coisas dentro e fora de si mesmo que você não olha, não cuida e  não toma consciência das escolhas que está realmente fazendo ao deixar de fazer.

É aquilo que você não cria conscientemente ou pelo menos não reconhece que são seus padrões mentais/emocionais que estão manifestando. Seu subconsciente está decidindo e atraindo pra você circunstâncias, e então a vida parece que se tece sozinha e cheia de emaranhados enquanto você se encontra cada vez mais perdido nesses nós, como se fosse vítima e não cocriador. 

É também um lembrete de que o tear precisa ser usado com atenção, há habilidades em você de cocriação, criatividade, comunicação,  entre outras que precisam ser conectadas. Dons que você deixou dormentes, poderes mentais que caíram em desuso. Eles são como um ponto de costura que você sabe fazer mas não faz, escolhe repetir sempre o mesmo traçado.

Onde as teias se acumulam são uma mensagem de que algo foi abandonado (ou abandonado/delegado ao inconsciente). É um chamado para autoconsciência.


COMUNICAÇÃO E ESCRITA

Por causa da associação entre tecer uma teia, linguagem e comunicação, o Deus Mercúrio também está associado à Aranha. Assim como o Chakra da Garganta, o local de comunicação.

A web e o  avanço da comunicação digital está conectado ao significado espiritual das Aranhas, pois a criatividade e a inovação humana levaram ao desenvolvimento de novas maneiras de se conectar. 

A medicina da aranha é uma aliada dos escritores. Escrever é uma das ferramentas para criar sua realidade e manifestar seus desejos. Quando você escreve um desejo, é o primeiro passo para criá-lo. 


Simbolismo da aranha em Diferentes culturas 

Na tradição nativo americana a aranha representa a teia da vida e é vista como uma intermediária entre o céu e a terra, no seu trabalho infinito de fiar, capturar, desfazer e renovar a teia, por isso ela simboliza a alternância das forças que sustentam a estabilidade cósmica.   

 A Mulher-Aranha é um personagem fundamental e sábio, ora mensageira do Sol, ora avó do próprio Sol e organizadora da vida na Terra. Existem várias lendas relacionadas. A Avó Aranha traz um pedaço do sol que sustenta a vida e também é a Guardiã do Alfabeto. 

Na tradição do Povo Hopi, a Mulher Aranha surge como a Deusa da Terra, mestra da magia do mundo subterrâneo, a Mãe de todos os Deuses, consorte de Tawa o Deus Sol, que juntos conceberam os primeiros homens. Tawa deu de presente aos primeiros seres humanos os raios de Sol, para gerar vida e iluminar os dias e a Mulher Aranha para vigiá-los a noite enviando mensagens e sonhos que pudessem ajudá-los na melhor forma de viver. 

Para os antigos egípcios, a Aranha era sagrada para a Deusa Neith – uma figura materna. Da mesma forma, os nativos americanos veem a aranha como um criador e um símbolo do aspecto feminino divino. 

Para os povos pré-colombianos, a Deusa que foi chamada de Mulher Aranha de Teotihuacan representa uma Deusa criativa adorada pelos primeiros povos no que hoje é o México. 

O simbolismo da aranha celta representa a aranha como a Deusa da Matrix da vida, unindo todos os destinos. A aranha é vista como uma tecelã sagrada, reunindo passado, presente e futuro, mas também tecendo os vários reinos. O sonho e reino físico, o reino espiritual e mundano. O aqui e agora, bem como a vida após a morte.

Na tradição celta, a aranha tem fortes associações com os druidas. Esta religião baseada na natureza vê a Aranha como tendo três características distintas – o Bardo, o Ovate e o Druida. O bardo é o artista e tecedor de teias. O Ovate é um vidente que fornece perspectiva, e o Druida é o professor de medicina da aranha.

A ligação entre a aranha e a divindade tecelã está presente também na mitologia gregana história de Aracne, a mortal que desafiou a deusa Atena na tecelagem e foi transformada em aranha pela Deusa.

Na wicca e na feitiçaria, as aranhas conectam o passado e o futuro. Então as aranhas são representantes das bruxas Deusas que reinam durante o Sabá. 

 Samhain, o feriado agora associado ao Halloween, significava a morte da estação produtiva e de crescimento e o nascimento da estação escura e fria do inverno. Como tal, as aranhas foram associadas a este dia e ainda são consideradas símbolos comuns do Halloween.



Na bíblia

Para alguns cristãos, o significado espiritual da Aranha transmite a santidade de se dedicar ao trabalho. Fé e labuta estão ligados neste simbolismo. No entanto, em Isaías, por exemplo, a teia da aranha está associada à fraqueza e ilusão. Algo frívolo e facilmente destruído e, portanto, associado ao mal e à tentação de não ver as coisas  como são.

Simbolismo da Aranha no Oriente

Na Índia, o Rig-Veda descreve a aurora como 'sendo tecida' durante a noite porque a lua cheia auxilia a aranha. 

No Japão, as aranhas aparecem em vários mitos como seres malignos e especialmente no conto de Raiko. No entanto, os japoneses também reverenciam os poderes da aranha de tecer teias de forma tão intrincada. Eles também honraram a aranha na forma de Yushkep Kamui – a deusa aranha xintoísta. Muitas mulheres rezam para ela para um parto seguro. 

Por outro lado, algumas aranhas fêmeas são conhecidas por matar e comer suas contrapartes masculinas depois de ter relações sexuais com elas. Este é o simbolismo da viúva negra. 

Na China, a aranha é uma criatura auspiciosa. O ideograma para aranha começa com um caractere que tem a mesma entonação da palavra “feliz”. O símbolo da Aranha nas joias atua como um amuleto de fertilidade, principalmente para uma família que deseja um filho.  Fuxi é considerado uma das divindades originais e mais poderosas e aprendeu a linguagem e a escrita assistindo a aranha e estudando sua teia.


Características Positivas:

  • Criatividade e adaptabilidade;
  • Entender padrões mentais (fio de Ariadne)
  • Ver onde esses padrões se manifestam na sua experiência
  • Escrita
  • Determinação e paciência;
  • Mudanças internas e no lar;
  • Tramar;
  • Solitude;
  • Sensibilidade,
  • Delicadeza
  • Percepção aguçada;
  • Aumento da Intuição;
  • Prosperar com o mínimo esforço necessário; (atrai a partir do campo magnético) a teia é uma rede como o a de um pescador.
  • Ímã de Oportunidades (os insetos vão até a teia);
  • Poder de Concretização e Manifestação de Sonhos;
  • Seu Lar torna-se uma Fonte de Prosperidade.


Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 



Postar um comentário

0 Comentários