Arquétipos de Prosperidade, Dinheiro, Riqueza e Crescimento



Se um neurônio dispara ao mesmo tempo que outro, eles começam a se conectar. Eles se associam. As associações são irracionais e não lineares.

A campainha toca e os cães de Pavlov salivam mesmo quando o alimento não está mais presente. Neurônio “sino” associado ao neurônio “salivar”, função x informação.

O Arquétipo tem sua formação através de processos irracionais, não lineares mas evolutivos. Com o tempo, as associações se expandem, formam redes complexas de conexões. Um indivíduo que nasce com uma associação pré-programada, como uma memória inconsciente, nasce com uma vantagem. Além do benefício funcional da associação eles economizam a energia e o tempo necessários para formar a associação. É um esquema da evolução afim da sobrevivência, assim essas associações simbólicas fluem pela cascata geracional no conteúdo inconsciente mas automático. Quando um "sino" toca o neurônio associado "acorda" influenciando um comportamento, uma forma de pensar, um instinto.


Arquétipos funcionam assim, a simples imagem de um objeto na sala e a tendência de comportamento daqueles ali presentes muda. 

no domínio da mente o instinto [arquétipo] é percebido como imagens, no domínio do comportamento, as imagens são desempenhadas como instinto. O comportamento é sempre a encenação de uma fantasia” (Hillman)

Aqui está uma seleção de Arquétipos associados a prosperidade no inconsciente:

ARQUÉTIPO DA CORNUCÓPIA 

A cornucópia é um símbolo da mitologia grega que representa a fertilidade e a abundância. É um chifre que funciona como uma espécie de fonte inesgotável de todos os bens necessários às expectativas humanas. 




ARQUÉTIPO DE MIDAS

Lembrado pelo poder que possuía de transformar tudo o que tocava em ouro maciço, o Rei Midas era uma pessoa real associado a uma riqueza extraordinária.

Na mitologia Midas recebeu de Dionísio  a capacidade de transformar em ouro tudo o que tocava. Embora o conto traga em si uma lição para termos sabedoria junto a ambição.

Alguém com o toque de midas é  alguém que faz algo crescer, gerar lucros, vender, dar bons resultados financeiros.

Ambição é bom e te faz crescer, é a polaridade extrema que se traduz em ganância como a a extrema oposta se traduz em escassez. 

ARQUÉTIPO DA MAÇÃ

É um símbolo complexo, com uma variedade de significados como amor, conhecimento, sabedoria, alegria, erotismo, prosperidade ou luxo. 

Na Mitologia Grega, a maçã está associada à Árvore da Vida do Jardim das Hespérides, o pomar da deusa Hera, na Morada dos Deuses.  Quando Hera e Zeus se casaram, ramos com maçãs douradas estavam entre os presentes de casamento. 

É um arquétipo muito usado para escalar vendas.





ARQUÉTIPO DO DIAMANTE

Diamante é um dos arquétipos mais poderosos para atrair prosperidade financeira. Símbolo entre os milionários está entre as pedras preciosas mais caras do mundo.

Na mitologia greco-romana os deuses usavam diamantes em seus acessórios mais preciosos. Como

A dureza do diamante, é vista como símbolo de invencibilidade e n a Europa medieval eram usados como amuletos nas batalhas.


ARQUÉTIPO DO ALCE

Os animais portadores de chifres em larga escala são considerados como símbolos de fertilidade. Os chifres também são sinal de abundância (associação ao arquétipo da cornucópia: extrema riqueza e abundância),da generosidade, da paz e da esperança.

Alce é um animal muito difícil de ser abatido, por isso ter uma chifre ou uma cabeça de alce empalhado na parede é um "status de poder" entre os caçadores e ‘’traz a prosperidade’".



ARQUÉTIPO ABUNDIA

Abundantia era conhecida como a personificação divina da  prosperidade e fartura.  Conhecida por muitas pessoas como o anjo da abundância, ela é a bela deusa do sucesso, prosperidade, abundância e boa sorte. Também é considerada uma protetora das economias, investimentos e riqueza.

poeta Augusto Ovídio dá a Abundantia um papel no mito de Aquelous , o deus do rio, um de cujos chifres foi arrancado de sua testa por Hércules . O chifre foi tomado pelas Náiades e transformado na cornucópia que foi concedida à Abundantia.



ARQUÉTIPO DO PORCO

Porco representa abundância, riqueza, força e nunca faltar para as necessidades diárias.  Encher os cofres é engordar o porquinho.

Muitas culturas acreditam que os porcos significam boa sorte , riqueza e abundância.

Na China porcos estão associados a status, riqueza, prosperidade, honestidade, virtude e boa sorte. Os porcos também eram uma medida comum de riqueza na cultura celta.

ARQUÉTIPO DA CHAVE 


Por causa de todas as coisas que podem abrir (e fechar), acredita-se que tenham um grande poder além de sua função no sentido literal. De todas as chaves que se pode possuir, é a chave mestra mítica que é a mais valorizada. Esta é a chamada 'chave mestra' que é capaz de abrir qualquer número de portas.

Na Grécia, acredita-se que 3 chaves carregadas juntas ajudam a abrir as portas para o amor, a riqueza e a saúde.

Na antiguidade, a chave era usada como objeto de sorte, por isso, as pessoas a colocavam pendurada na parede ou a carregavam no bolso.


ARQUÉTIPO DO COELHO

O coelho é um animal fértil a qualquer época do do ano, com um período de gestação de 32 dias e  nascendo cerca de 4 a 12 filhotes, e a fêmea entrando no cio logo após o parto o coelho é uma espécie que se reproduz velozmente.
Essa Fertilidade não deve ser vista apenas como gravidez, mas expansão de modo geral, abundância e facilidade de criar. A Capacidade  conceber uma nova ideia ou fazer o seu dinheiro se reproduzir.
No Tarô Rider-Waite-Smith, a Rainha dos Pentáculos é retratada com um Coelho a seus pés. A Rainha dos Ouros simboliza o elemento Terra, assim como o Coelho. Esta também é uma carta de riqueza  e praticidade.

ARQUÉTIPO DO OVO DE OURO

O ovo de ouro, além de carregar o simbolismo arquetípico do ovo, carrega a informação da prosperidade, da oportunidade de prosperar, de ganhar dinheiro, de mudar a vida financeira para melhor.

No hinduísmo, Hiraṇyagarbha (embrião de ouro) é o ovo de ouro. O ovo de ouro representa o estado primordial e indiferenciado de consciência que é a fonte da criação.


Textos importantes:

Postar um comentário

0 Comentários