Arquétipo de Zeus: Superioridade, Poder e Triunfo



Na antiga religião grega Zeus é a  principal divindade do panteão, o grande regente do Olimpo a quem todos os deuses respeitavam.  Considerado o remetente de trovões e relâmpagos, chuva e ventos, e sua arma tradicional era o raio.  É poderoso, orgulhoso, conquistador.


Ele é considerado o rei de todos os outros deuses e homens. O nome Zeus pode ter se originado da palavra grega antiga “brilhante” ou “céu”. Seu equivalente romano é Júpiter. 

Zeus é conhecido por ser sábio, justo, misericordioso e prudente, mas também facilmente irritado. 

  • Ele está associado à sabedoria e à consciência.

 Zeus é representado como um homem barbudo, de cabelos cacheados, digno e maduro, de constituição robusta. Ele também usa sua coroa de folhas de carvalho, que é considerada sua árvore sagrada. 

Seus símbolos mais proeminentes eram o raio, a águia o touro e o carvalho.  Zeus também tem um enorme escudo chamado Aegis, que às vezes ele empresta para sua filha, Atena. Ele também possui uma águia dourada gigante chamada Aetos Dios.

Pai de vários deuses como: Ares, Hermes, Dioniso, Apolo, Artemis, Atena e Perséfone. Foi também pai de vários heróis e semideuses como: Heracles, Perseu, Helena, Minos e também das Musas.

Filho caçula de Cronos e Réia. Cronos teve seis filhos com Reia: Héstia, Demeter, Hera, Hades, Posseidon e Zeus, mas temendo ser destronado por um de seus filhos, assim como seu pai Urano foi, passou a engoli-los. 

Reia deu à luz a Zeus na ilha de Creta, e enganou  Cronos dando-lhe  uma pedra enrolada em roupas de bebê para que ele comesse. Zeus foi escondido por Gaia  amamentado pela ninfa (ou cabra) Amaltéia, também era servido de mel. Atingida a idade adulta, resgatou seus irmãos com a ajuda de Métis que lhe deu uma droga que fez Cronos  vomitar os filhos que havia engolido. Com o apoio dos irmãos  guerreou contra o Pai e os titãs.

Vencendo a batalha, Zeus dividiu o mundo com seus irmãos mais velhos: Zeus ficou com o céu e o ar, Posseidon com as águas e Hades com o mundo dos mortos (o mundo inferior). A antiga Terra, Gaia, não podia ser dividida, e, portanto ficou para os três, de acordo com suas habilidades.

 

Nada coube às irmãs, Deméter, Hera e Héstia e ainda se apossou da Terra, Gaia, simbolizando o início do patriarcado. Tanto que Hera sua esposa mais conhecida, que antes era uma Grande Mãe, não possuía o mesmo poder que o marido.

Zeus é comumente retratado como marido da deusa Hera, tendo com ela incontáveis desavenças devido as suas traições. Mas os mitos contam que Zeus casou-se duas vezes, sendo a primeira Métis.

Como governante do céu , Zeus levou os deuses à vitória contra os gigantes (filhos de Gaia e Tártaro )  na Gigantomaquia e  venceu várias revoltas contra ele por seus companheiros deuses.



Proteção


Zeus era o protetor das cidades, do lar, das propriedades, dos estranhos, dos hóspedes e dos suplicantes. Estátuas de Zeus Herkeios (Guardião da Casa) e altares de Zeus Xenios (Hospitaleiro) enfeitavam os pátios das casas.
  
O Epíteto Zeus Órquio distinguia-o como uma divindade que protegia os juramentos e que punia aqueles que não os cumprissem.

Fecundidade e Sedução com aspecto sombra de infidelidade


 Inesgotável capacidade fertilizadora. Suas inúmeras conquistas amorosas mostram que Zeus era um deus da fertilidade, fruto de sua iniciação dentro do interior da Terra. 

Para se relacionar com mortais, se metamorfoseava em um animal que seduzisse a mulher de seu interesse.

A mitologia narra que Hera, deusa do casamento e protetora das mulheres e do parto, era extremamente ciumenta e punia quem se envolvesse com seu marido. Mas os ciúmes de Hera eram nutridos pelo fato de  Zeus ser extremamente infiel.

Do relacionamento de Zeus com Métis nasceu Atena. Com Hera, nasceu Ares, Ilítia, Éris, Hebe, Hefesto e Angelos.

Os inúmeros casos extraconjugais  renderam a ele dezenas de filhos, entre os quais se destacam Perséfone, Apolo, Ártemis, Hermes, Aleteia, Dionísio, Perseu, Hercules, Afrodite etc.

Raciocínio rápido


Zeus também simboliza o relâmpago, que por analogia significa a inteligência, ideias e o raciocínio rápido.

Intermediar e resolver conflitos


Zeus era uma divindade  que podia intervir e resolver desentendimentos, embora ele também fosse a causa de alguns. Um dos mitos mais famosos narra a ação de Zeus para intermediar um acordo entre Hades e Deméter por conta de Perséfone.

Triunfo


Zeus venceu seu pai, as guerras contra os Titãs e contra os gigantes e  todas as ameaças e rebeliões. Por isso era sempre associado à vitória e ao triunfo em batalha.


Vitória sobre o Medo


Além de vencer seu pai e os Titãs, Zeus enfrentou um monstro chamado Tifão que significa o medo. Uma criatura  metade cobra e metade dragão, com 100 braços que ameaçava os deuses do Olimpo levando-os a fugir. Apenas Atena (a Sabedoria) e Hermes (o que conhece o caminho) permaneceram para ajudar Zeus.


Julgamento e Justiça


Acreditava-se que Zeus observava os assuntos dos homens, vendo tudo, governando tudo e recompensando a boa conduta e punindo o mal. Além de fazer justiça – tinha uma forte ligação com sua filha Dike (Justiça).

Zeus personificava a justiça divina, e sua imparcialiadade era simbolizada pela balança com que "pesava o destino" dos homens. A soberania dos reis e por extensão as leis humanas e a justiça.

PODER e Superioridade


É o arquétipo de um homem com preponderância à realização de alianças comerciais e políticas, angariando rapidamente posições importantes em centros de decisão.  Zeus é perspicaz, não à toa, seu animal símbolo é a águia, com visão abrangente do todo e olhar aguçado para detalhes.

  • Epíteto; Zeus Agoreu: evidenciava-o como bom para os negócios e como responsável por punir os comerciantes desonestos.


Olímpiadas, competitividade

os gregos realizavam festivais para Zeus. O mais conhecido deles eram os Jogos Olímpicos, que se estabeleceram em Olímpia a partir de 776 a.C. A cada quatro anos, essa cidade reunia homens de toda a Grécia — as mulheres não eram permitidas — para a prática de diferentes competições esportivas.

A cidade de Olímpia possuía uma gigante estátua de Zeus, Atenas possuía um templo para Zeus Olímpico e um altar para Zeus Agoreu.




Características positivas:

  • Inseminador (agente criativo)
  • Provedor (é o provedor de chuvas)
  • Visão abrangente com foco no detalhe (Águia)
  • Poder de decisão
  • Consciência (é o Deus do Céu, da Luz)
  • Conquistador
  • Guerreiro (dirigiu a Guerra contra os Titãs e venceu)
  • Raciocínio lógico (por isso ama a filha Athená, em detrimento de Ares, Deus da Guerra)
  • Namorador
  • Rei (predisposição para casar e fazer de sua casa, seu reino)
  • Bom pai (cuida dos seus filhos)
  • Bom estrategista, sabe fazer alianças


Aspectos sombra de Zeus


  • Punitivo 
  • intolerância,
  • autoritarismo
  • Não fala sobre sentimentos
  • Não é fiel
  • Machismo
  • Não toma consciência do sofrimento que suas decisões acarretam
  • dificuldade para se entregar aos relacionamentos com intimidade e profundidade. 
  • Vulnerável a bajuladores

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.

Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.

Se você deseja se beneficiar da energia dos arquétipos conscientemente, recomendamos que você conheça o treinamento O Poder dos Arquétipos.

Este treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças.

Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer.




Postar um comentário

0 Comentários